Menongue - O Presidente da República, João Lourenço, considerou as Forças Armadas Angolanas (FAA) "um pilar do poder do Estado assente na defesa da soberania e na manutenção da estabilidade”.
Numa publicação na conta pessoal no Facebook, o Comandante-Em-Chefe das FAA disse ser nesta perspectiva que hoje vai orientar, em Menongue, onde se encontra desde terça-feira (9), uma reunião a fim de avaliar a situação geral deste pilar do poder do Estado.
Na qualidade de Comandante-Em-Chefe das FAA, João Lourenço orienta hoje uma reunião com as chefias militares das FAA, com o objectivo de analisar a situação geral deste órgão castrense, nas suas múltiplas vertentes.
Na publicação, o Presidente João Lourenço expressou a necessidade de os países prestarem permanente atenção à defesa e segurança nacionais, por via das forças armadas nacionais.
Na última terça-feira, o Presidente da República testemunhou, no Cuando Cubango, as manobras tácticas de brigadas militares, no quadro do adestramento anual dos efectivos das FAA.
O exercício militar, com tiro combativo real, também visou manter os altos níveis de operacionalidade e reforçar a unidade e coesão das Forças Armadas Angolanas.
A modalidade de combate foi uma contra-ofensiva fictícia para aniquilar uma eventual invasão de “hipotéticos” inimigos no território nacional com desembarque de tropas especiais das Forças Armadas Angolanas. AFL/AL/ADR