Pretória (Dos enviados especiais) – O Presidente da República, João Lourenço, foi condecorado, esta quinta-feira, com a "Ordem África do Sul”, a mais alta distinção do país de Nelson Mandela.
O acto ocorreu no âmbito da visita de Estado que efectua a África do Sul. Na ocasião, o Presidente angolano recebeu do homólogo Cyril Ramaphosa, o colar da ordem.
A Ordem da África do Sul é a mais alta condecoração e a mais alta honra que a África do Sul concede a um importante e amigável Chefe de Estado.
Na ocasião, o Presidente João Lourenço disse trata-se de um momento alto da sua visita de Estado e que a distinção é conferida “não a mim como pessoa, como um ente singular”, mas é conferida ao povo angolano que sempre soube manter fortes laços de amizade e de solidariedade com o povo sul-africano.
Por isso, agradeceu, em nome de todos os angolanos, por tal alta distinção, que marca o interesse de ambos os povos e países, em manter as históricas relações, forjadas ainda na era da luta contra o regime do apartheid.
“Portanto, já naquela altura, nós lutávamos para um bem comum, lutávamos pela liberdade dos nossos povos, lutávamos para o progresso social, o desenvolvimento económico e social dos nossos países”, expressou.
João Lourenço chegou quarta-feira à África do Sul para uma visita de Estadom, que termina hoje, respondendo ao convite do Presidente sul africano, Cyril Ramaphosa.
As relações de cooperação entre Angola e África do Sul têm bases históricas e estratégicas sólidas, derivadas do apoio mútuo durante os períodos de luta pela independência e contra o apartheid.
Assinaram o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, em 1998, em Luanda.
Foram igualmente assinados vários outros instrumentos jurídicos de cooperação entre os dois países, dos quais se destaca a criação da Comissão Bilateral de Cooperação no ano de 2000, um mecanismo diplomático de crucial importância que nos últimos anos tem sido o principal meio de interacção, com a realização, alternadamente em Pretórios e Luanda, de quatro sessões até o momento, que permitiram a efectivação de acções de cooperação.AFL/RB/ART