Lubango - O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, esta quarta-feira, a construção, em Luanda, de uma unidade hospitalar de grande dimensão, para o tratamento de doenças oncológicas.
O anúncio foi feito na cidade do Lubango, província da Huíla, após o Chefe de Estado ter reinaugurado a Maternidade Irene Neto, uma unidade com 122 camas.
"Não podemos fazer tudo de uma vez", afirmou o Presidente angolano, tendo assegurado que o "Executivo vai dar início à construção de um grande hospital oncológico em Luanda".
João Lourenço afirmou, na ocasião, que a construção de hospitais oncológicos em outros pontos do país serão num segundo momento, o "que podemos dar já como um dado (...) adquirido é a construção desse grande hospital oncológico na cidade de Luanda", sublinhou.
Disse que pelos custos de um hospital oncológico, o Executivo não vai construir um em cada província, tendo adiantado que a aposta será a edificação de hospitais oncológicos regionais.
Quanto ao impacto que a reinauguração da Maternidade Irene Neto poderá ter na saúde reprodutiva das mulheres da região centro sul do país, disse que será grande, tendo em conta as valências da unidade hospitalar.
As senhoras, prosseguiu o Presidente da República, passarão a ter partos mais seguros e em melhores condições de higiene. "É isso o que nós pretendemos. Continuar a assistir de forma condigna as nossas populações e no caso concreto as mulheres", expressou.
O Titular do Poder Executivo destacou o facto de a Maternidade do Lubango, Irene Neto, ter sido reinaugurada num dia especial, o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, que hoje se assinala.
Recuperação da Estrada Nacional 105
Sobre a recuperação da Estrada Nacional 105, via que liga a Huíla ao norte do país, o Estadista angolano assegurou que vai ser reabilitada.
Reconheceu que a actual situação da estrada tem criado grandes constrangimentos a quem por ela transita, daí a decisão de reabilitar esse troço que consideramos importante, como são todas as estradas nacionais.
Em relação à extensão, para a Huíla, do projecto de água do rio Cunene, o Presidente João Lourenço disse ser uma das preocupações do Executivo, tendo informado que o processo está na fase de mobilização do financiamento e que a qualquer momento as obras terão início.
"Sabemos que a cidade (do Lubango) está a crescer. Aumentou consideravelmente a população e por essa razão a demanda por água é crescente", notou o Titular do Poder Executivo, para quem é importante a construção de um sistema de abastecimento de água voltado para o crescimento da população. FMA/AL