Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deixou o país, por volta das 9 horas, a caminho de São Tomé e Príncipe, para participar na XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado foi despedido, entre outras entidades, pela Vice-presidente da República, Esperança da Costa, e pelo governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
Segundo o secretário do Presidente da República para os Assuntos Institucionais e de Imprensa, Luís Fernando, João Lourenço e a Primeira- Dama, Ana Dias Lourenço, regressam a Luanda no final da tarde deste mesmo domingo.
Durante esta XIV Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo dos Países de Língua Portuguesa, São Tomé e Príncipe assumirá, por dois anos, a presidência da organização, em substituição de Angola.
A referida Cimeira constitui o órgão máximo da CPLP, tendo como competências, entre outras, definir e orientar a política geral e as estratégias da organização, a adopção de instrumentos jurídicos necessários e a implementação dos estatutos.
A CPLP consagra a concertação política e diplomática, o respeito à independência e igualdade de soberania, a não ingerência nos assuntos internos e defesa da integridade territorial dos Estados- membros.
A organização se propõe a promover a Paz, Democracia, os Direitos Humanos, bem como o Desenvolvimento e Justiça Social, e integra o Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
A mesma foi fundada a 17 de Julho de 1996, e já teve Angola na sua presidência rotativa em várias ocasiões.
JD/MDS