Luanda - O Secretariado Nacional da JMPLA reiterou, esta quarta-feira (28), o seu apoio ao Presidente João Lourenço e exorta a juventude angolana a primar pelo respeito à democracia e à preservação da paz, pilares fundamentais para o desenvolvimento integral de qualquer sociedade.
Este facto vemn expresso numa Declaração Política em prol da juventude angolana, na sequência da sua 8ª Reunião Ordinária, que hoje teve lugar, sob a direcção do seu primeiro secretário nacional, Crispiano dos Santos, membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA.
Na declaração, a JMPLA destaca a eleição e nomeação de muitos jovens para o Parlamento e Executivo angolanos, respectivamente, e insta-os a representarem condignamente a classe juvenil, trabalhando abnegada, resiliente e patrioticamente para a resolução contínua dos problemas do povo.
A organização juvenil do MPLA, realça que continua cada vez mais firme, sólida, coesa e com espírito de inovação para responder às transformações sociopolíticas da sociedade angolana, com vista a sua melhor inserção e acção pela satisfação das legítimas aspirações dos jovens.
Neste sentido, reconhece que, de facto, nos últimos cinco (5) anos, muito investimento público foi feito em benefício da juventude, apesar do longo caminho ainda a percorrer no domínio da realização pessoal, profissional e social dos jovens angolanos.
Por este facto, exortou o Executivo angolano, legitimamente constituído na sequência das eleições gerais, “a trabalhar afincadamente com os jovens, para os jovens e pelos jovens, ouvindo com sinceridade as suas preocupações e resolvendo-as com realismo, pragmatismo e celeridade dentro das disponibilidades económico-financeiras existentes”.
Noutro domínio, “condena piamente toda e qualquer tentativa de aproveitamento da situação dos jovens para subversão da ordem social e constitucional, actos reprováveis que vêm causando distracções e incitando ao ódio e à cultura de intolerância política, em todas as suas formas e esferas, no seio da juventude angolana”.
Por este motivo, convida os jovens angolanos, sem distinção de cor partidária ou outras, para a prática e/ou adesão em acções que promovam o estudo e o trabalho digno, fundamentais para auto-realização de cada um, bem assim para participação e contribuição no processo de construção de uma Angola de paz e desenvolvimento, cooperando com um Governo que se predispõe a trabalhar mais e a comunicar melhor.
A JMPLA compromete-se em tudo fazer, sem medir esforços nem meios, para apoiar a visão e as iniciativas do Presidente João Lourenço e do MPLA em prol da juventude, exercendo uma acção fiscalizadora mais incisiva sobre a actuação das Instituições do Estado com responsabilidade legal na materialização dos direitos e interesses constitucionalmente assegurados aos jovens angolanos.