Luanda - A JMPLA, braço juvenil do MPLA, assume desde sábado (24) a vice-presidência da União Internacional da Juventude Socialista, numa eleição que aconteceu durante o congresso mundial daquela organização que decorre na cidade do Panamá.
“É um reconhecimento do desempenho da organização e que servirá para continuar a expandir os horizontes da solidariedade no seio da juventude angolana”, declarou o chefe da delegação da JMPLA no evento, Crispiniano dos Santos, que assume o mandato por dois anos.
Para Crispiniano dos Santos, que é igualmente 1º Secretário Nacional da JMPLA, o congresso é uma oportunidade para partilhar a história de luta e de vitórias do povo angolano, bem como os seus hábitos e costumes.
O Congresso, que termina hoje (domingo), aprovou o português como língua oficial de trabalho da organização, à semelhança do Inglês, espanhol e o francês.
A União Internacional de Juventudes Socialistas agrega jovens de movimentos trabalhistas, socialistas e sociais-democratas. Este ano celebra 115 anos e integra 148 organizações de 107 países.
O Congresso é o órgão supremo da organização. Determina as políticas e assegura a sua implementação no quadro da Declaração de Princípios.
O Congresso se reúne uma vez a cada dois anos, ocorre no primeiro semestre do ano, e deve ser convocado pelo Presidium com três meses de antecedência.
Este ano o conclave decorre sob o lema “Ascensão do Populismo e Extremismo - Um desafio democrático”. AL