Luanda - A Juventude comunista de Portugal (JCP) manifestou, esta sexta-feira, prontidão para caminhar junto com a JMPLA, com vista a construção de um futuro comum, em prol da lusofonia.
Essa pretensão foi expressa à impressa por um dos membro da JCP, José Eduardo Gouveia, convidado ao IX Congresso da JMPLA, que vai eleger o substituto de Crispiniano dos Santos, secretário nacional cessante da organização.
José Gouveia considerou positiva as relações entre as duas organizações juvenis, tendo em atenção os fortes laços históricos "muito fortes”, que a todo momento se procura aprofundar.
Sublinhou que os dois partidos tem uma história de luta e de actividade em comum e é gratificante acompanhar o processo eleitoral e democrático da JMPLA.
Reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Presidente da República, João Lourenço, na afirmação dos jovens, bem como no reforço das instituições democráticas e o contínuo reforço dos direitos humanos.
Sob o Lema "JMPLA - Pela Pátria ao Serviço da Juventude, o congresso reúne mil 795 delegados e vai discutir a alteração dos estatutos da organização, os ajustes do Plano Programático (2024-2029) e as teses focadas no patriotismo, orgulho, amor e devoção à pátria.
A JMPLA foi fundada em 23 de Novembro de 1962, em Leopoldville (actual Kinshasa) na República Democrática do Congo (RDC), no contexto da luta de libertação nacional.MGM/ART