Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Japão quer aumento do volume de negócios com Angola

     Política              
  • Luanda • Sexta, 01 Setembro de 2023 | 14h40
Presidente da AN, Carolina Cerqueira, recebe embaixador do Japão em Angola
Presidente da AN, Carolina Cerqueira, recebe embaixador do Japão em Angola
DR

Luanda - O embaixador do Japão acreditado em Angola, Suzuki Toru, defendeu esta sexta-feira o aumento do volume de negócios entre os dois países, para fortalecer cada vez mais a cooperação bilateral.

O diplomata nipónico, que falava à imprensa à saída de um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, reconheceu que o volume de negócios entre os dois países ainda não é satisfatório.

"Na verdade, o volume de negócios entre os dois países actualmente ainda não é satisfatório, por isso assinamos recentemente o acordo de promoção recíproca de investimentos", assinalou.

Ressaltou as grandes potencialidades económicas de Angola, augurando maiores oportunidades de negócios entre os dois países.

O Presidente João Lourenço efectuou, em Março deste ano, uma visita de Estado ao Japão, destinada ao reforço da parceria entre os dois países.

De igual modo, o  ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão efectuou uma visita a Angola em Agosto deste ano, durante a qual foi assinado um acordo de promoção de investimentos entre os dois países.

Para o diplomata nipónico, estes  acontecimentos contribuíram para abrir uma nova era de cooperação entre os dois Estados.

Além das relações entre Estados, o diplomata e a sua interlocutora passaram em revista a cooperação interparlamentar, tendo confirmado a presença de seis deputados japoneses na Assembleia Geral da União Interparlanentar (UIP), a decorrer em Outubro próximo na capital angolana.

O Japão tem apoiado fortemente o processo de desminagem em Angola e implementa projectos nos sectores da saúde, educação, assistência alimentar, telecomunicações e agricultura, com um volume de negócios na ordem dos 50 milhões de dólares a nível de comércio.

Entre os maiores projectos privados destaca-se o desenvolvimento do Porto do Namibe, em execução pela empresa Toyota Tsusho Corporation, avaliado em cerca de 700 milhões de dólares.

A cooperação bilateral entre Angola e o Japão teve início em 1988 como Ajuda de Emergência, por via do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Depois do fim da guerra em Angola, em 2002, o Japão passou a cooperar com Angola na Assistência às Áreas de Desminagem, Reinserção Social de Ex-Militares e Reintegração de Refugiados. DC/AL/ADR 





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26


Notícias de Interesse

Acidentes de viação matam mais de 200 pessoas em Angola

 Quarta, 18 Dezembro de 2024 | 11h02

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+