Roma (Dos enviados especiais) - O Presidente da Itália, Sergio Mattarella, considerou Angola "protagonista da paz e da estabilidade no continente africano".
O Chefe de Estado italiano falava à imprensa, esta quarta-feira, em Roma, no final do encontro com o homólogo angolano, João Lourenço, tendo sublinhado que existe uma vontade comum de colaborar contra as guerras, no quadro da ONU.
“Sabemos o quanto é protagonista de algumas iniciativas de paz", referiu o Presidente Sergio Mattarella, que disse ter pedido ao homólogo João Lourenço algumas avaliações sobre as tensões nas zonas dos Grandes Lagos e no Sudão.
"Interessou-me muito ouvir as suas indicações. Falou também da necessidade de uma colaboração crescente entre Angola e a União Europeia”, prosseguiu o Presidente da Itália.
Na ocasião, o Estadista italiano disse que no encontro em privado também esteve em análise o empenho da Itália em fazer pressão dentro da União para que a colaboração com Angola cresça.
Ladeado do homólogo de Angola, o Presidente Sergio Mattarella salientou que os dois Estados são contrários às guerras no mundo e, em particular, ao "causado pela Rússia na Ucrânia".
Apelou à colaboração internacional, ao respeito por todos os Estados, à sua independência, soberania e à crescente colaboração sob a bandeira do multilateralismo.
O Presidente angolano, João Lourenço, chegou ao fim da tarde de terça-feira a Roma, capital da Itália, para uma visita de Estado de dois dias.
O Chefe de Estado angolano está na Itália a convite do Presidente Sergio Mattarella, que esteve em Angola em visita oficial, em Fevereiro de 2019. AL/SC/ADR