Luanda - A empresária Isabel dos Santos perdeu, quarta-feira (20), a acção movida pela operadora de telefonia Unitel, num tribunal de Londres, no qual solicitou o congelamento dos seus bens e fundos.
De acordo com o canal televisivo Sky News, a empresária angolana perdeu o processo no Tribunal Superior de Londres, a quem a operadora Unitel pediu o congelamento de até 580 milhões de libras de bens e fundos, o equivalente a mais de 660 milhões de euros.
Conforme o canal televisivo, entre os bens e fundos arrolados no processo estará uma propriedade no bairro de South Kesington, em Londres.
A Unitel avançou com o processo judicial contra a Unitel Internacional Holdings (UIH), detida por Isabel dos Santos.
Em causa estão empréstimos de 2012 e 2013, quando a empresária era administradora da operadora angolana de telecomunicações (Unitel).
Segundo dados disponíveis, Isabel dos Santos terá celebrado, "entre 8 de Maio de 2012 e 28 de Agosto de 2013, um total de sete contratos de empréstimos entre a Unitel SA e a Unitel Internacional Holding BV, esta última propriedade exclusiva da empresária, que ao mesmo tempo era a directora da Unitel SA".
Os mesmos dados referem que a Unitel Sa terá emprestado à Unitel Internacional Holding Bv "o valor total de 322 milhões e 979 mil e 711 euros e mais 43 milhões de dólares, montantes que nunca foram pagos, daí o processo movido contra Isabel dos Santos, pela operadora angolana Unitel".
De acordo com a imprensa portuguesa, nesta quarta-feira (20), o tribunal de Londres deu razão à Unitel e ordenou o congelamento de cerca de 700 milhões de dólares em fundos e bens de Isabel dos Santos. SC