Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

China assinala expansão dos investimentos em Angola

     Política              
  • Benguela • Quarta, 16 Outubro de 2024 | 08h24
Cidade de Beijing
Cidade de Beijing
DR

Beijing (do enviado especial) - A presença de investimentos chineses em Angola é cada vez mais visível e continua em expansão, afirmou esta terça-feira, em Beijing, o vice-director para os Assuntos Africanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Li Pin.

Segundo o responsável, que falava num encontro de cortesia com jornalistas angolanos em visita à China, a cooperação entre os dois países é excelente e sustentada.

O diplomata, que trabalhou por cerca de cinco anos na Embaixada da China em Angola, negou que as relações entre os dois países estejam a esfriar.

“A visibilidade de Angola na China é bastante grande, tanto é assim que investimentos chineses já estabelecidos noutros países africanos estejam se deslocando para Angola”, frisou.

Com efeito, recordou que, em Março deste ano, aquando da visita do Presidente João Lourenço à China, foram assinalados novos intrumentos jurídicos no âmbito  da cooperação bilateral e definidas algumas áreas específicas para o reforço desta relação, com realce para a agricultura, indústria e tecnologias de informação.

Relativamente ao sector da agricultura, Li Pin recordou que a China já investe neste segmento há alguns anos (Huambo e Bengo) e que Angola tem potencialidades para a produção em grande escala.

“Ao mesmo tempo, empresas chinesas à procura de mão-de-obra qualificada também enviam jovens estudanes angolanos para a China”, disse.

Deste modo, acrescentou, entre 300 e 400 estudantes angolanos estão permanentmente na China numa formação de longo prazo.

Contudo, reconheceu que a língua continua a ser um grande entrave tanto para angolanos como para chineses.

Por isso, defendeu que os chineses devem apostar mais na aprendizagem da língua  portuguesa, assim como angolanos devem esforçar-se para aprender o mandarim.

Li Pin concordou, entretanto, sobre a necessidade dessa cooperação estender-se mais numa interligação entre os dois povos, nos domínios da cultura, desporto, investigaçao científica e não só.

“A China tem um relacionamento de cooperação com Angola e os demais países africanos que não é exclusivo. O nosso único objectivo é ver África a crescer e qualquer que seja o parceiro que ajude nesse sentido, a China  vê com bons olhos”, enfatizou.

O diplomata recordou que, logo após o conflito armado, em 2002, a China foi o país que mais financiou Angola no seu processo de reconstrução, construindo estradas, moradias, hospitais, escolas e linhas férreas.

Quanto ao Corredor do Lobito, Li Pin disse que o seu país ajudou a recuperá-lo porque já sabia da importância que o mesmo tem, tanto para Angola como para os países encravados, nomeadamente a República Democrática do Congo e a Zâmbia.

Congratulou-se com a importância mediática que o mesmo vem tendo, mas sobretudo, que beneficie a população angolana e todos aqueles que venham a precisar dele.

De igual modo, disse que o país asiático também foi o primeiro a criar um mecanismo de cooperação com África (FOCAC), visando o desenvolvimeno do continente e uma parceria estratégica.

Desde 2002, a China formou mais de três mil profissionais angolanos, restaurou dois mil 800 quilómetros de caminho-de-ferro, 20 mil quilómetros de estradas, construiu 100 mil moradias, mais 100 escolas e 50 hospitais em Angola.

Um grupo de  cinco jornalistas angolanos encontra-se desde domingo na China, a convite das autoridades locais, para melhor conhecerem a realidade do país asiático nos diversos domínios, nomeadamente económico, social e cultural.

Nesta terça-feira, a comitiva foi recebida pela direcção  do Instituto da China-África, com quem interagiu e trocou ideias visando o reforço do inercâmbio entre os dois povos e visitou o Ministério dos Negócios estrangeiros da China.

Na segunda-feira, o dia foi marcado por uma deslocação, a uma das sete maravilhas do mundo, a Grande Muralha da China. CRB/VIC





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+