Luanda – Desde 2012, na sequência das terceiras eleições da história de Angola, a Praça da República tornou-se o “palco oficial” das cerimónias de investidura do Presidente da República e do Vice-Presidente da República eleitos.
Trata-se de um espaço de grande simbolismo, contíguo ao Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), que acolhe, esta quinta-feira, o acto de investidura do Presidente eleito, João Lourenço, e da Vice-Presidente eleita, Esperança da Costa.
Localizada na Praia do Bispo, distrito Urbano da Ingombota, em Luanda, a Praça da República dispõe de uma avenida para desfiles com cerca de 500 metros, tribuna com capacidade para 2 mil lugares e um parque para trezentas viaturas.
Inaugurada a 17 de Setembro de 2012, tem grande singularidade arquitectónica, pelo que já se tornou, em dez anos, um símbolo da identidade cultural do país.
Até 2012, o local era apenas preenchido pelo Mausoléu (actual memorial) Dr. António Agostinho Neto, projectado para acolher os restos mortais de António Agostinho Neto, primeiro Presidente da República de Angola.
Conforme registos, o Mausoléu levou mais de três décadas até chegar ao formato definitivo e ser transformado no actual espaço de identidade cultural, ou seja, na Praça da República, usada para actos políticos solenes.
O actual Memorial Dr. António Agostinho Neto, vincado por duas grandes naves, com mais de 60 metros de extensão, tem uma torre de quase 120 metros de altura, em clara referência ao poema de Agostinho Neto “A Caminho das Estrelas”, contido na obra “Sagrada Esperança”, uma das mais expressivas do autor.
Encomendado pelo Governo da República de Angola, na década de 80, ao Instituto de Projectos da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o Memorial é um dos edifícios com maior força simbólica do país, que ganhou maior notabilidade com a construção da actual Praça da República.
A Praça da República é usada, no actual formato, desde 2012, altura da cerimónia de investidura do então Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e do então Vice-Presidente da República, Manuel Vicente.
Em 2017, acolheu a cerimónia de investidura do actual Presidente da República, João Lourenço, e do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.
Desta vez, o espaço acolhe a cerimónia de tomada de posse do Presidente da República reeleito, João Lourenço, e da Vice-Presidente, Esperança da Costa, da qual participarão 15 mil espectadores convidados pelo Governo angolano.
O acto de investidura contará também com a presença de dezenas de Chefes de Estado e de Governo, que já se encontram em Luanda para testemunhar o momento solene, que marcará o início do segundo mandato de João Lourenço.