Luanda – A juíza Presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, preside a cerimónia de investidura do Presidente e da Vice-Presidente da República, João Lourenço e Esperança da Costa, em acto a decorrer na Praça da República.
Laurinda Cardoso é a primeira mulher a presidir a investidura do Presidente e do Vice-Presidente da República de Angola. O acto de investidura de Agostinho Neto, como primeiro Presidente de Angola, a 11 de Novembro de 1975, foi presidido por Lúcio Lara.
Em 2012, a cerimónia de investidura de José Eduardo dos Santos foi presidida pelo Juiz Presidente do TC, Rui Ferreira, que voltou à Praça da República, em 2017, para investir João Lourenço no seu primeiro mandato.
Laurinda Jacinto Prazeres Monteiro Cardoso foi nomeada para o cargo de Juíza Conselheira Presidente do Tribunal Constitucional em Agosto de 2021.
De 47 anos de idade, Laurinda Cardoso é advogada de profissão e já exerceu os cargos de secretária de Estado do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado, coordenadora dos grupos de apoio técnico do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e para a Divisão Político-Administrativa de Angola.
Para além de ter desempenhado a função de vogal no Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, foi directora do Gabinete Jurídico do Ministério da Administração do Território e prestou assessoria técnico-jurídica nos processos de produção legislativa.
É licenciada em Direito, na opção Jurídico-Económicas, pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, e tem uma pós-graduação, na especialidade Jurídico-Empresarial, pela mesma instituição de ensino superior, numa cooperação com a Universidade de Coimbra, de Portugal.
Laurinda Cardoso tem uma segunda pós-graduação em Gestão de Empresas, pela Católica Lisbon Business & Economic School.