Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, foi investido, esta quinta-feira, para um segundo mandato de cinco anos.
A cerimónia de investidura do cabeça-de-lista do MPLA, partido vencedor das eleições gerais de 24 de Agosto, com 51,17 por cento de votos, foi presidida pela Juíza Presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso.
Eis o perfil do PR
Nascido no Lobito, província de Benguela, a 5 de Março de 1954, João Lourenço é filho de Sequeira João Lourenço, natural de Malange, enfermeiro, e de Josefa Gonçalves Cipriano Lourenço, natural do Namibe, costureira, ambos já falecidos.
Em Fevereiro de 2017, depois de eleito vice-presidente do MPLA, em Congresso, foi confirmado pelo Comité Central como candidato do partido às eleições gerais daquele ano.
Na altura, exercia, no governo, o cargo de ministro da Defesa Nacional.
General na reserva, João Lourenço, 68 anos de idade, desempenhou várias funções de relevo no aparelho do Estado e no partido, como governador provincial e 1º Secretário do Comité Provincial do Partido no Moxico e em Benguela.
Na antiga Assembleia do Povo, foi deputado e nas Forças Armadas de Libertação de Angola (FAPLA) foi chefe da Direcção Política Nacional.
Em termos partidários, foi secretário-geral e presidente da Comissão Constitucional, secretário do Bureau Político para a Informação, presidente do Grupo Parlamentar, membro da Comissão Permanente e 1º vice-presidente da Assembleia Nacional.
João Lourenço, casado com Ana Afonso Dias Lourenço, pai de seis filhos, tem como hobby a leitura, a equitação e o xadrez. Mantém a boa forma praticando futebol, ciclismo e karaté.
Para além do português, fala inglês, russo e espanhol.