Dundo – O Programa Integrado de Desenvolvimento e Combate à Pobreza (PIDLCP) permitiu, até ao momento, a integração sócio-produtiva de 461 ex-militares e dependentes na província da Lunda Norte, dos 2.602 previstos.
A informação foi prestada domingo pelo vice-governador para o Sector Social, Político e Económico da Lunda Norte, Frederico Barroso, durante a visita de trabalho da ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento, sublinhando que os ex-militares beneficiaram de projectos de fomento agrícola e comércio.
Assegurou que o governo local, no quadro do PIDLCP e de outras iniciativas, vai continuar a prestar atenção especial aos ex-militares e dependentes, visando a melhoria das suas condições de vida.
Por outro lado, disse que o PIDLCP permitiu o retorno da merenda escolar em 86 instituições de ensino, que abrangeu no ano lectivo/2023, 20.163 alunos dos dez municípios da Lunda-Norte.
A execução financeira do programa ficou avaliada em dois mil milhões, 710 milhões, 275 mil e 834 kwanzas, o que corresponde a 80,66 por cento da verba global acima dos três mil milhões.
As verbas foram aplicadas para a construção de escolas, postos, centros médicos, furos de água, chafarizes, pontes, pontecos, iluminação pública e apoio à agricultura familiar.
Os objectivos do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza estão alinhados com o Plano de Desenvolvimento Nacional, através de uma gestão coordenada, com base numa selecção adequada dos territórios e dos beneficiários, depois de uma concertação entre as administrações municipais. JVL/HD