Lubango – Os cinco reclusos da província da Huíla abrangidos pelo indulto presidencial decretado recentemente foram soltos do Estabelecimento Prisional do Lubango, quinta-feira, devido ao “bom comportamento demonstrado e ausência de perigosidade social”.
Trata-se dos cidadãos nacionais Abel Domingos, Fernando Francisco Sebastião, Francisco António da Costa, Francisco Mungonena e Gabriel Calueio, com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos, e cujas penas variavam de três a cinco anos de prisão.
O perdão está enquadrada no programa das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro do ano em curso, constituindo-se num dos marcos históricos de maior realce para o país.
Os beneficiários do perdão mostraram-se satisfeitos, agradeceram o gesto do Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, e prometeram, a partir desta data, deixar de ser “cidadãos em conflito com a lei” e garantem mudança de comportamento na sociedade e trazer o sorriso de volta às famílias.
Segundo o director provincial do Estabelecimento Penitenciário do Lubango, Catela Montenegro de Carvalho, o gesto reflecte o compromisso do Governo com a reconciliação e o humanismo, tendo apelado aos beneficiários do perdão para mudança de comportamento, perante a sociedade.
“Cada um de vocês pode ser o próximo a ser abrangidos, mas, se assim não for, também por via do bom comportamento, como temos estado sempre a solicitar da vossa parte, poderão também beneficiar de outros benefícios que a lei impõe”, disse BP/IZ