Luanda – Empresários indianos intensificaram, nos últimos três anos, a aposta no mercado angolano, com investimentos em diferentes sectores, principalmente, nas províncias de Benguela, da Lunda Sul e do Namibe.
A informação foi confirmada, nesta terça-feira, em Luanda, pela embaixadora daquele país em Angola, Pratibha Parkar, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço.
Em declarações à imprensa, a diplomata adiantou que os empresários indianos demonstram interesse nas áreas da agricultura, processamento de alimentos, saúde e mineiro.
“Podemos dizer que os empresários estão cientes e bastante interessados nas várias oportunidades de negócios existentes em Angola”, expressou a embaixadora Pratibha Parkar.
O mercado angolano apresenta oportunidades de negócios nos segmentos produtivos como agropecuária, pescas, indústria, turismo e serviços, além do já habitual sector de petróleo e gás.
A diplomata disse que o encontro com o Presidente angolano serviu igualmente para abordar questões ligadas à cooperação bilateral.
Quanto à balança de pagamento entre os dois países, disse ser favorável para Angola e sublinhou que o comércio bilateral registou, nos últimos anos, a cifra de quatro mil milhões de dólares.
O anterior volume de negócios rondava os três mil milhões de dólares, sendo que 10 por cento desse valor resultou da comercialização do petróleo de Angola para o país asiático.
A Índia estabeleceu relações diplomáticas com Angola em 1985 e, desde então, mantém uma cooperação considerada extremamente cordial.
O país asiático é o terceiro maior parceiro comercial de Angola. AL/ADR