Lubango - O embaixador da Índia em Angola, Vidhu Peethambaran Nair, manifestou hoje, quarta-feira, no Lubango, interesse do seu país em cooperar com Angola para ajudar a valorizar o turismo da província da Huíla, um potencial já identificado.
O diplomata em missão em Angola desde 1 de Fevereiro de 2024 está de visita à Huíla de três dias, a primeira que faz fora de Luanda, na companhia de sua esposa, Neeraja Nair, que é museóloga e conservadora de arte.
Em declarações à ANGOP, o embaixador afirmou que a Huíla é uma província importante na área do turismo e o referido sector vai estreitar as relações com a Índia, pois é uma área importante para os indianos também.
Destacou que a Huíla tem um potencial turístico “forte” e a Índia olha para isso como uma possibilidades para posteriores investimentos, pois já existem “muitos” indianos a entrar para Angola como turistas e vice-versa, um número que poderá crescer.
Sobre a ligação aérea Luanda-Nova Delhi, Vidhu Peethambaran Nair disse estar em carteira um processo de negociações e nos próximos tempos poderá ser firmado um acordo.
Durante os três dias, o embaixador e sua família visitarão a Fenda da Tundavala, a estátua do Cristo Rei, o Museu Regional da Huíla e a empresa indiana “Mafcom”.
O diplomata vai igualmente reunir-se com a Câmara de Comércio local, e na sexta-feira manterá um encontro com o governador da Huíla, Nuno Mahapi.
A Índia estabeleceu relações diplomáticas com Angola em 1985 e, desde então, mantém uma cooperação considerada “extremamente cordial”. É o terceiro maior parceiro comercial de Angola, representando perto de 10% do comércio externo de Angola, principalmente por conta da compra de petróleo bruto e a granel.
Desde o ano de 2021 que o comércio bilateral tem sido crescente, atingindo a cifra dos 3,2 mil milhões dólares, com um aumento nas exportações indianas para Angola avaliadas em 452 milhões dólares.
A comunidade indiana em Angola é estimada em cinco mil pessoas, que se dedicam essencialmente ao comércio, saúde, agricultura e do offshore. Esta comunidade tem também presença significativa na indústria transformadora que lida com plásticos, metal, aço e vestuário.
A Índia, que tem como capital Nova Delhi, é um país localizado no sul da Ásia e é o sétimo maior país do mundo em termos de área geográfica e o primeiro mais habitado do mundo (1,417 mil milhões), tendo recentemente ultrapassado a China (1,412 mil milhões). EM/M