Caxito- O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, esta segunda-feira, o novo Hospital Geral do Bengo, localizado na localidade do Bucula, a cerca de cinco quilómetros da cidade de Caxito.
A unidade hospitalar, denominada reverendo Guilherme Pereira Inglês, tem capacidade para 200 camas, 15 áreas clínicas distribuídas em 24 blocos, seis residências para profissionais e um centro de hemodiálise.
O novo hospital, que será um centro de formação e investigação científica, vai abarcar vários serviços, com destaque para medicina geral, pediatria e cirurgia.
As obras do novo hospital geral iniciaram em Julho de 2021, numa área de 15.900 metros quadrados, a cargo da construtora NorÁfrica.
A obra custou aos cofres do Estado cerca de 63 milhões e 180 mil dólares.
Segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o hospital foi construído com o objectivo de ser uma referência no atendimento humanizado de excelência, investigação científica e formação de quadros. A empreitada gerou cerca de 650 empregos directos em várias categorias.
O Hospital, de nível terciário, vai garantir a prestação de serviço de média e alta complexidade reduzindo, em grande medida, as evacuações para Luanda e para o exterior do país. Vai atender a população do Bengo e das províncias vizinhas.
Homenagem ao revendo Guilherme Inglês
O Revendo Guilherme Inglês, nacionalista, religioso, líder político e activista social marcou o processo de afirmação dos ideais de liberdade em que se ancorou a luta de libertação nacional que derrotou o colonialismo.
Pai da ex-secretária da Organização da Mulher Angolana (OMA), Luzia Inglês, nasceu a 28 de Fevereiro de 1906, em Samba Lukala (Ambaca), província do Cuanza-Norte, e dedicou-se, ao longo da sua vida, ao desenvolvimento de escolas e internatos, oferecendo educação e formação para a juventude.
Rede sanitária do Bengo
A rede sanitária da província é constituída por seis hospitais municipais, dois gerais, 22 centros de saúde, um materno infantil e 73 postos de saúde.
A província do Bengo possui 105 médicos internos de especialidade, 26 médicos especialistas expatriados, 29 médicos especialistas nacionais, mil e 477 enfermeiros, 398 técnicos de diagnóstico e terapêutica, 158 em regime geral, 237 de apoio hospitalar, perfazendo um total de dois mil e 430 técnicos de saúde. DC/VM