Chicala-Cholohanga – Novecentos e 60 engenhos explosivos de diversos calibres foram destruídos, esta quinta-feira, no município da Chicala-Cholohanga, província do Huambo, pelo Instituto Nacional de Desminagem (INAD), soube a ANGOP.
Trata-se de meios recolhidos este ano, com destaque para 800 munições diversas, quatro minas anti-pessoal e três anti-tanque, para além de outros 153 artefactos, detonados no perímetro florestal do Centro de Instrução de Soldados “Heróis de Kangamba”, periferia da vila municipal da Chicala-Cholohanga,
Na ocasião, o director interino do INAD no Huambo, Castro Kapanda, disse que os engenhos destruídos foram recolhidos nos 11 municípios desta província do Planalto Central, em parceria com os órgãos de defesa e segurança.
Referiu que o INAD está a trabalhar na sensibilização da população, entre autoridades tradicionais e agricultores, em determinadas localidades da província, em matérias sobre os riscos de minas.
Castro Kapanda informou que de Janeiro à presente data 13 pessoas foram vítimas de minas no Huambo, das quais seis morreram e sete ficaram gravemente feridas.
Por isso, sem especificar o total da área clarificada na província, considerou satisfatório o trabalho desenvolvido pelo instituto, que tem resultado na livre circulação de pessoas e bens, para além do exercício das actividades agrícolas e económicas.
Com uma área de 35 mil e 771 quilómetros quadrados, que perfazem 11 municípios, 37 comunas e três mil 387 aldeias, a província do Huambo, onde vivem mais dois milhões 600 mil habitantes, já foi considerada como uma das regiões do país com mais áreas suspeitas de minas, devido ao conflito armado.