Luanda – A visita de Estado do Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a Angola continua a fazer eco na imprensa angolana e internacional.
O Estadista brasileiro realizou uma visita de trabalho de três dias, no quadro do reforço da cooperação e dos laços de amizade existentes entre os dois países.
Em Angola, os principais órgãos de comunicação social continuam a ocupar os seus espaços noticiosos com os ecos das diferentes intervenções do Chefe de Estado brasileiro durante a visita.
O mesmo ocorre em Portugal, Estados Unidos da América, França, Alemanha e Brasil, com órgãos como a RTP, VOA, LUSA, RFI, DW, Folha UOL e G1 a colocarem no topo das suas pautas as incidências desse momento da cooperação entre Angola e o Brasil.
A RTP, por exemplo, estampa no seu site uma matéria com o título "Presidente do Brasil visita Angola com 170 empresários".
A notícia também faz referência à realização do Fórum Económico que encerrou sexta-feira, com a presença de 500 empresários, dos quais 170 provenientes do Brasil.
Já a VOA, dos Estados Unidos da América, intitula, na sua página, "Maior delegação presidencial brasileira de sempre está em Luanda" e sublinha o projecto de Desenvolvimento do Vale do Cunene, entre outros analisados durante a visita.
A portuguesa LUSA destaca "Lula da Silva atribui nota 10 à visita de Estado a Angola" e cita o Presidente brasileiro: "Acho que essa foi a melhor visita que eu fiz a Angola (...) quero agradecer inclusive o carinho que o Presidente João Lourenço teve com a minha delegação".
Na página online do DW (Alemanha) pode ler-se que a presença do Chefe de Estado brasileiro em Angola esteve voltada à cooperação económica e faz referência aos acordos rubricados nos sectores da agricultura, do turismo e dos transporte.
A publicação adianta que a visita simboliza o "regresso do Brasil a África" e acrescenta as palavras do Presidente Lula da Silva as "relações entre Angola e Brasil são uma política de Estado".
No Brasil, a Folha UOL titula "Lula assina acordos em Angola e critica indiferença de Bolsonaro à África".
Já a Agência Brasil estampa "Lula anuncia que país voltará a investir em África" e destaca o facto de Angola ser um bom pagador.
A página online G1, do Brasil, assinala que a viagem de Lula a Angola representa uma aproximação do Brasil com o continente africano.
Lembra que, no Parlamento angolano, o Presidente do Brasil homenageou "Mãe Bernadete", uma das mais importantes líderes quilombolas assassinada na última semana, por defender a luta pela igualmente de género e pela distribuição da riqueza e de alimentos.
No decurso da visita Angola e Brasil reforçam a cooperação com sete novos acordos de cooperação bilateral.
Os dois Estados formalizaram a cooperação entre si em 1977, dois anos depois da proclamação da independência de Angola a 11 de Novembro de 1975. AL