Luanda – Questões emergentes que afectam a igualdade de género e o empoderamento das mulheres estarão no centro da 68ª Sessão da Comissão Sobre o Estatuto da Mulher (CSW), na qual Angola participa, de 11 a 22 deste mês, em Nova Iorque.
A delegação angolana ao evento é encabeçada pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, e integra as secretárias de Estado para as Relações Exteriores e para a Administração Pública, respectivamente, Esmeralda Mendonça e Amélia Varela.
Uma nota da missão Permanente de Angola Junto das Nações Unidas a que a ANGOP teve hoje acesso indica que, durante duas semanas, a sessão anual reunirá representantes dos 193 Estados-Membros da ONU, parlamentares, organizações não governamentais, da sociedade civil e entidades da ONU.
Ana Paula do Sacramento tem previstas duas intervenções no primeiro dia dos trabalhos (11), sendo uma em nome da SADC e outra representação nacional.
Em debate estarão os progressos e as lacunas na implementação da Declaração e Plataforma de Acção de Pequim de 1995, o principal documento político global sobre a igualdade de género, e a 23ª Sessão Extraordinária da Assembleia Geral, realizada em 2000 (Pequim+5), bem como questões emergentes que afectam a igualdade de género e o empoderamento das mulheres.
“Acelerar a concretização da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e raparigas, combatendo a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de género”, é o tema central que vai nortear os trabalhos da CSW 68”, de acordo com o documento.
A sessão prevê um segmento ministerial, que visa reafirmar e fortalecer as políticas do compromisso com a promoção da igualdade e paridade do género, o empoderamento das mulheres e raparigas, bem como os seus direitos humanos, e garantir o envolvimento de alto nível e a visibilidade das deliberações da Comissão.
Neste contexto, paralelamente ao segmento ministerial, o encontro prevê a realização de quatro mesas redondas para a troca de experiências, partilha de lições aprendidas e boas práticas.
Integram ainda a delegação angolana, o Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco da Cruz, bem como altos funcionários desta Missão e de vários departamentos ministeriais.
A Comissão Sobre o Estatuto da Mulher (CSW) é o principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de género e ao empoderamento das mulheres.
Trata-se de uma comissão funcional do Conselho Económico e Social (ECOSOC), criada pela resolução 11(II) do ECOSOC de 21 de Junho de 1946.
A CSW é fundamental na promoção dos direitos das mulheres, documentando a realidade da vida das mulheres em todo o mundo e moldando padrões globais sobre a igualdade e paridade do género e o empoderamento das mulheres. VC