Ondjiva- O delegado provincial da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) no Cunene, Moises Sovi, defendeu esta segunda-feira, em Ondjiva, a necessidade de elevar-se o nível de consciência dos cidadãos sobre o combate à corrupção, através de denúncias públicas.
Ao proferir uma palestra sobre a importância da IGAE no combate à corrupção, impunidade e más práticas nos organismos públicos”, o responsável disse ser fundamental fortalecer a relação com o público, em particular a comunidade académica, tendo em vista uma administração dinâmica, eficiente e transparente.
A interacção tende a permitir o conhecimento, por parte dos cidadãos, dos instrumentos legais disponíveis sobre a missão da IGAE no que toca à prevenção, educação e consciencialização dos gestores e funcionários públicos na província, cujo órgão registou, no ano transacto, 799 chamadas via call center, que resultaram na abertura de 55 processos de averiguação e verificação.
Destes números, tiveram maior incidência casos relacionados à improbidade pública.
A palestra foi dirigida aos discentes e docentes do Instituto Superior Privado Rei Luhuna e teve como objectivo elucidá-los no sentido de terem a cultura de se manifestar em caso de verem violados ou lesados os seus direitos.
Para interacção com a comunidade, a IGAE tem disponível, de forma grátis, o contacto 119.
A IGAE é um órgão auxiliar do Titular do Poder Executivo com a missão de efectivar o controlo interno da Administração Pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria e supervisão da actividade de todos os órgãos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas. FI/LHE/VC