Luena – A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) vai combater os actos de “burocratização propositada” dos serviços públicos, praticados por agentes públicos, informou hoje, no Luena, o Inspector-Geral da instituição, Sebastião Gunza.
O responsável, que falava à imprensa no final da cerimónia de apresentação do delegado provincial da IGAE aos membros do governo e da sociedade civil do Moxico, disse que existem agentes públicos que dificultam o funcionalismo público, violando o estipulado no programa simplifica 1.0.
Prometeu que a Inspecção Geral da Administração do Estado vai seguir “milimetricamente” esses actos e sancionar os seus autores.
Sebastião Gunza adiantou que está em curso o processo de instalação dos serviços de Call Center (Central de Atendimento) nas diferentes províncias do país, com vista a permitir maior participação dos cidadãos com denúncias sobre práticas que lesam o Estado.
Lamentou, por outro lado, o nível de desconhecimento sobre as legislações que regulam as actividades da Administração Pública por parte de certos agentes públicos.
Para se mudar este paradigma, disse, a IGAE vai continuar a intensificar mais acções de formação, com vista a capacitar os gestores, para que possam evitar erros que levam a actos de improbidade e a processos judiciais.
Recordou que a IGAE é um órgão que actua na prevenção da corrupção, promoção de boas práticas e da transparência, procurando contribuir para a educação e consciencialização dos funcionários públicos a observar a legalidade e respeito pelos bens públicos.
Por seu turno, o governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, afirmou que a instalação da IGAE na região “chegou em boa hora”, uma vez que vai ajudar a regularizar os trabalhos de inspecção e auditoria nas instituições públicas.
Ressaltou a importância das acções de formação, de modo a permitir que os agentes públicos fiquem alinhados com os propósitos do governo, que passam pelo combate à corrupção e uma melhor prestação dos serviços públicos.
Já o novo delegado provincial da IGAE, José Maria Amândio, assumiu o desafio de promover a melhoria da governação local, por via da intensificação de acções de sindicância e auditoria para que os órgãos administrativos cumpram com as suas responsabilidades institucionais.