Huambo- O inspector-geral da Administração do Estado (IGAE), João Manuel Francisco, prometeu, esta quinta-feira, no Huambo, actuar de forma humanizada na fiscalização do erário em prol da organização e controlo das instituições públicas.
O responsável falava à imprensa, à saída de um encontro com a governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, no quadro da visita de 48 horas que efectua nesta região do Planalto Central.
O inspector-geral lembrou que a função inspectiva deve ser feita com moderação e contenção, através da observância dos princípios legais associados ao rigor, isenção e transparência, para uma actuação coerente dos programas dos serviços públicos.
Acrescentou que esta actividade, normalmente é assumida com a observação do sigilo profissional, para evitar exposições comprometedoras dos funcionários das instituições, assim como o respeito pela probidade, com foco no desempenho positivo da administração pública.
João Manuel Francisco asseverou ser necessário buscar uma actuação equilibrada e discreta durante uma acção inspectiva dos serviços públicos, em conformidade com os instrumentos legislativos para o funcionamento satisfatórios das instituições estatais.
Realçou que a IGAE vai sempre impor a legalidade da administração pública, sem interferir nas organização vocacionada aos órgãos de Justiça, superando barreiras e o reforço da cooperação institucional.
Sublinhou que as acções de carácter pedagógico constituem o principal instrumento de actuação, com as quais o IGAE procura contribuir para educação e consciencialização dos gestores públicos e agentes administrativos.
Durante a sua estada nesta província, o inspector-geral da Administração do Estado (IGAE) vai manter um encontro com os trabalhadores da instituição e orientar um workshop sobre a “Ética na administração pública”, a ter lugar no auditório do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR).
A IGAE, criada a 17 de Janeiro de 1992, é o órgão auxiliar do Presidente da República com a missão de efectivar o controlo interno administrativo da Administração Pública,
Esta actividade decorre por via da Inspecção, Fiscalização, Auditoria, Supervisão, Controlo, Sindicância, Averiguações da actividade de todos os órgãos, organismos, serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas. LT/JSV/ALH