Ondjiva – Trezentos e 12 chamadas de denúncias foram registadas em 2024, pela Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), na província do Cunene, menos 312 em relação a igual período anterior.
A informação foi prestada esta sexta-feira à ANGOP pelo delegado da IGAE no Cunene, Moisés Sovi, referindo que a redução deve-se à interrupção no funcionamento do call center central e a falha constantes da internet, registado no período de Julho a Dezembro do ano transacto.
Disse que as denúncias resultaram na instrução de 29 processos relacionados com reclamações, trabalhadores ausentes no local do serviço, autorização de férias e outros ligados a desvios de condutas.
Fez saber que no período em causa, o órgão realizou 48 acções de fiscalização em diferentes obras ligadas ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), nos seis municípios.
“Realizamos ainda oito acções de inspecções de carácter geral ordinárias a nível das administrações municipais de Ombadja, Curoca e Cuvelai, bem como nos gabinetes da Saúde e Transportes, onde foram ditadas 242 recomendações”, ressaltou.
Moisés Sovi apontou à recuperação, por via de denúncia, de uma viatura que dava suporte ao contrabando de combustível na fronteira de Santa Clara, menos sete em relação 2023.
Por outro, disse que o IGAE promoveu ciclos formativos sobre ética na administração pública dirigido aos gestores públicos da província, com vista a dotar os colaboradores de princípios e valores, para o exercício de uma liderança responsável.
A IGAE é um órgão auxiliar do Presidente da República, com a missão de efectivar o controlo interno da administração pública.
Criada a 17 de Janeiro de 1992, a IGAE tem por objectivo efectuar o controlo interno da administração pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações de todos os órgãos, organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas. PEM/LHE/SC