Saurimo - O Inspector-Geral da Administração do Estado (IGAE), João Manuel Francisco, destacou, esta quinta-feira, em Saurimo (Lunda-Sul), a importância da preservação dos bens públicos, para beneficiar as gerações vindouras e poupar recursos financeiros nos cofres do Estado.
Falando no termo de uma visita efectuada às instalações da IGAE local, João Francisco sublinhou que a instituição está a trabalhar na criação de condições dignas e aceitáveis, para o bom funcionamento dos técnicos.
Solicitou aos distintos técnicos da IGAE/Lunda-Sul a protegerem o edifício em que labutam, mantendo o foco e disciplina, para o cumprimento cabal das suas obrigações.
Por outro lado, quanto ao reduzido número de técnicos na delegação provincial da IGAE, João Pinto, afirmou que decorre um trabalho interno no sentido da mobilização de recursos humanos para o preenchimento das vagas.
Sublinhou que, a par disso, o IGAE, a nível central, aguarda pela implementação do Decreto Presidencial de 30/24 de 23 Janeiro, que trás o regime especial da careira da instituição.
João Pinto explicou que a actividade de actuação da IGAE na Lunda-Sul é razoável, porquanto tem actuado de acordo a discrição necessária e usa mecanismos de cooperação com vários serviços, para concluir com os processos inspectivos.
Durante a sua primeira visita de dois dias a província da Lunda-Sul, o inspector-geral foi recebido pelo governador, Daniel Neto, e na sexta-feira orientará um seminário sobre a Ética e Deontologia na Administração pública, dirigido a gestores públicos, privados e funcionários. EM/JW/SC