Malanje- A nova delegada provincial da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), Luísa da Natividade Bongo António, defendeu hoje, nesta cidade, a importância da promoção da cultura de denúncia de actos que violem os direitos dos cidadãos nas instituições públicas.
Em declarações à imprensa após ser apresentada aos membros do governo provincial, a responsável apelou, igualmente, a colaboração dos cidadãos, na denúncia de actos de improbidade, corrupção, desvios de conduta por parte dos funcionários, entre outros, para o êxito da missão inspectiva.
“Os cidadaõs que detectarem algumas situações não abonatórias nas empresas do Estado, devem denunciar aos serviços da IGAE”, disse, assegurando que dará continuidade nas acções deixadas pela sua antecessora.
Luísa da Natividade, substitui no cargo Nzinga Ngola do Céu que ocupou o cargo durante dois anos e meio e vai exercer as mesmas funções na província do Cuanza Sul.
A Delegação da IGAE em Malanje, instituída a 22 de Outubro de 2021, conta com apenas 26 funcionários, número insuficiente para cobrir os 14 municípios da província, necessintando de mais 70 técnicos.
Criada a 17 de Janeiro de 1992, a IGAE é um órgão auxiliar do Executivo, com objectivo de efectuar o controlo interno administrativo da administração pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações de todos os organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas.
Tem ainda a missão de prevenir e detectar fraudes, actos de corrupção e de improbidade, irregularidades, desvios de conduta por parte dos funcionarios publicos ou agentes administrativos, assim como a defesa do património público e fortalecimento da integridade e transparência na gestão dos bens públicos.PBC