Cunene- O delegado provincial do Serviço de Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE) no Cunene, Célio Mauro de Oliveira, apelou hoje, terça-feira, a população no sentido de denunciar casos de ilicitudes praticadas por funcionários públicos e agentes administrativos.
O IGAE funciona no Cunene desde o dia 17 de Março do corrente ano e, segundo o seu responsável, que falava à ANGOP, sem revelar dados estatísticos, disse que o sector tem registado poucas denúncias sobre casos de mau atendimento, suborno, corrupção nos serviços públicos, entre outros.
Afirmou que, para reverter o quadro, a instituição que dirige tem realizado campanhas de sensibilização junto da população, sobre a importância de denunciar.
Fez saber que a luta contra a corrupção e crimes conexos constitui um dos principais aspectos da agenda política do Presidente da República, João Lourenço, que se comprometeu, nas Eleições Gerais de 2017, a combater os maus gestores públicos.
Nesta conformidade, Célio Mauro de Oliveira pediu a colaboração dos cidadãos na luta contra a corrupção, agindo dentro dos parâmetros legais.
Disse que a IGAE, cuja missão abrange, entre outros, os domínios administrativo, orçamental, financeiro e patrimonial, será implacável no combate a todo tipo de corrupção, quer seja activa ou passiva.
Garantiu que o órgão, enquanto reserva moral da sociedade, legalmente protegido para actuar contra funcionários públicos e agentes administrativos em práticas ilícitas, irá trabalhar afincadamente com os seus parceiros para responder aos anseios da sociedade.
A IGAE, criada a 17 de Janeiro de 1992, é um órgão auxiliar do Presidente da República, com a missão de efectivar o controlo interno administrativo da Administração Pública.