Caála - O delegado de Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) na província do Huambo, Gibson Abílio Cauanga, apelou, esta quarta-feira, aos gestores públicos do município da Caála para observância do princípio da legalidade.
O responsável dissertava o tema “Ética na Administração Pública”, inserida nas acções de sensibilização e capacitação dos gestores públicos, levado a cabo pela IGAE, com o objectivo de promover as boas práticas da gestão da coisa pública, prevenção e combate à corrupção.
Na ocasião, lembrou que o servidor público deve, em todos os procedimentos da sua acção, voltar a consciência para o princípio da legalidade e, acima de tudo, primar pela ética, moral e educação, para a persecução dos interesses da colectividade, que constituem o fim único da Administração do Estado.
Nesta perspectiva, acrescentou, será possível combater aos actos ilícitos e acautelar a corrupção.
Gibson Abílio Cauanga defendeu ao envolvimento da sociedade na erradicação dos actos de corrupção, por colocarem em causa o desenvolvimento social e económico do país.
Adiantou que as actividades de fiscalização da Inspecção Geral da Administração do Estado na província do Huambo decorrem sem sobressaltos, uma acção que se faz sentir nos 11 municípios que a compõem.
Por seu turno, o administrador do município da Caála, Rúben Etome, exortou aos membros da Administração local para contribuírem no resgate da confiança da população às instituições públicas, por via dos princípios que regem este órgão.
O gestor municipal advogou que o IGAE deve ser um exemplo para a integridade e transparência, pois a ética constitui a base para construção de uma sociedade justa e equitativa.
A IGAE, criada a 17 de Janeiro de 1992, é o órgão auxiliar do Presidente da República com a missão de efectivar o controlo interno administrativo da Administração Pública,
Esta actividade decorre por via da Inspecção, Fiscalização, Auditoria, Supervisão, Controlo, Sindicância, Averiguações da actividade de todos os órgãos, organismos, serviços da administração directa e indirecta do Estado, bem como das administrações autónomas.
Localizada no corredor Oeste da província do Huambo, o município da Caála, conta com uma população estimada em 392 mil habitantes, distribuídos nas comunas de Catata, Cuima, Calenga e sede. MLV/JSV/ALH