Luanda – Os profissionais de comunicação social dos órgãos públicos e privados, tal como estudantes de jornalismo, entre outros, iniciaram hoje, segunda-feira, um curso de capacitação para cobertura de crises de segurança nacional, numa iniciativa do Instituto de Defesa Nacional (IDN).
Na acção formativa, com a duração de duas semanas, vão ser abordados temas como “Fundamentos de defesa e segurança nacional”, “Politicas de defesa e segurança”, “Segurança publica”, “Comunicação de defesa e segurança”, “Abordagem técnica sobre os mídias de defesa e segurança”, “Técnicas de comunicação”, e “Visitas de estudo”.
Ao intervir na cerimónia de abertura, o director-geral do Instituto de Defesa Nacional (IDN), vice-almirante António Miranda, explicou que o segundo curso para profissionais de comunicação vai capacitar os participantes para a cobertura de crises de segurança nacional, com eficácia e ética, no sentido de informar o público de forma precisa e responsável num ambiente de extrema tensão.
Acrescentou que a abordagem integrativa vai facilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos, que culminará com o estudo de um caso prático de um país fictício em crise de segurança nacional.
A certificação dos participantes dependerá dos resultados que os mesmos apresentarem na participação nas actividades teóricas e práticas, entre outros critérios de avaliação do instituto.LDN/ART