Huambo - O vice-governador do Huambo para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Elmano Francisco, declarou hoje, sábado, que os ideais do Fundador da Nação, António Agostinho Neto, vão continuar a guiar o país para o desenvolvimento.
Elmano Francisco fez estas declarações quando falava à imprensa, no acto de deposição da coroa de flores no busto do primeiro Estadista angolano, António Agostinho Neto, no centro da cidade do Huambo, em comemoração ao centenário do Fundador da Nação, que hoje se assinala.
Segundo o responsável, António Agostinho Neto, nascido há 100 anos, foi um idealizador das estratégias que permitiram abrir Angola para o mundo e desenhar os alicerces para a construção de uma Nação soberana e próspera.
Acrescentou que o Fundador da Nação projectou a luta contra o jugo colonial português e proclamou a independência nacional, perante a África e o mundo, para além de ter aberto os horizontes para que os angolanos vivessem momentos livres, independentes e de paz.
Elmano Francisco referiu que o modo de pensar do proclamador da independência nacional vai continuar a orientar os angolanos para a concretização dos desafios do desenvolvimento socioeconómico e sustentável.
O vice-governador do Huambo recordou António Agostinho Neto como um humanista e um político de dimensão e estatura internacional.
Por isso, continuou, as comemorações do centenário do Fundador da Nação representam um momento especial e de elevada importância, do ponto de vista patriótico para o povo angolano, de modo a transmitir às gerações actuais e futuras o legado do Guia Imortal da revolução angolana.
O acto de deposição da coroa de flores no busto de António Agostinho Neto contou com a participação de membros do Governo da Província do Huambo, de partidos políticos com assento no Parlamento, dos órgãos de defesa, segurança e ordem interna, entidades religiosas, autoridades tradicionais, académicos e representantes de organizações da sociedade civil.
Para saudar o centenário de Agostinho Neto está, igualmente, agendada para domingo, 18, uma prova de automobilismo denominada “Troféu Agostinho Neto”, a decorrer no interior da cidade do Huambo.
O programa reserva, também, diversas manifestações desportivas, culturais e recreativas.
Nascido a 17 de Setembro de 1922, na aldeia de Kaxicane, no município de Icolo e Bengo, na província de Luanda, Agostinho Neto era médico de profissão, poeta por vocação e um líder por natureza.
Proclamou a independência nacional do então jugo colonial português, a 11 de Novembro de 1975.
Enquanto poeta, escreveu várias obras, com destaque para “Sagrada Esperança” e “Renúncia Impossível". Faleceu em 10 de Setembro de 1979, em Moscovo (então capital da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS), por doença.