Lubango – Pelo menos cinco mil cidadãos de 17 províncias do país começam, no início de Agosto, a escalar o Lubango, província da Huíla, para representar os 164 municípios na Feira dos Municípios e Cidades de Angola, que decorrerá de 10 a 13 daquele mês.
A estimativa é avançada pelas autoridades governamentais, com base nas confirmações e reservas feitas em unidades hoteleiras e similares locais, nessa que é a 4ª Edição do evento, que se junta a 121ª celebração das seculares Festas de Nossa Senhora do Monte.
Em declarações à ANGOP, o director do Gabinete de Comunicação Social da Huíla, Luís Garrido, afirmou que 96 por cento do espaço adjudicado à exposição, com sete mil metros quadrados, no estádio de Nossa Senhora do Monte, já está preenchido com reservas dos municípios, departamentos ministeriais, empresas públicas e privadas.
Em termos de alojamento, Luís Garrido frisou que a Huíla vai albergar directamente mais de cinco mil pessoas, que para além do Lubango, vão estar acomodadas nos municípios próximos da cidade capital, nomeadamente a Humpata e a Chibia.
No que se refere à oferta de serviços, a fonte reforçou que as unidades hoteleiras e similares estão lotadas para o período da feira, que coincide com as Festas da Nossa Senhora do Monte.
“Toda a rede de restauração está comprometida com essas mais de cinco mil almas que estarão no certame. Estamos preparados e alertamos os operadores a aprimorarem os seus serviços, a fim de terem uma resposta positiva das pessoas que solicitarem os serviços, continuou.
Frisou que em função do número de visitantes que a Huíla vai receber, para acudir à demanda, há uma terceira alternativa de alojamento, o campismo do Complexo Turístico de Nossa Senhora do Monte, onde há disponibilidade de água quente e fria, assim como segurança.
Destacou que a realização da feira vai gerar trabalhos ocasionais, despertar os prestadores de serviços da província, como os salões de beleza, boutiques, alfaiates, gráficas entre outros, um evento inclusivo, onde todos vão ser chamados para prestação de serviço.
Luís Garrido reforçou que o asseguramento está garantido por parte das forças de defesa e segurança, dos órgãos de saúde tanto da cidade como periferia, incluindo o Instituto Nacional de emergências Médicas (INEMA), serviços estão assegurados pelo Governo da Huíla.
A FMCA teve um interregno de três anos devido a covid-19 e este ano regressa sob o lema “A vida faz-se nos municípios”, numa realização do Ministério da Administração do Território.
O evento visa mostrar o que está a ser feito no país e quais as perspectivas dos município na vertente social e económica. Durante o evento ocorre o Fórum dos Municípios e Cidades de Angola, no dia 11, um evento em que vai debater assuntos relacionados com a administração local.
A província da Huíla com 79 mil e 22 km² tem 14 municípios, nomeadamente Lubango (capital), Chibia, Gambos, Humpata, Cacula, Quilengues, Caluquembe, Caconda, Chipindo, Chicomba, Quipungo, Matala, Cuvango e Jamba. EM/MS