Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Homenagem pública marca início das exéquias de José Eduardo dos Santos 

     Política              
  • Luanda • Sábado, 27 Agosto de 2022 | 11h52
Urna contendo os restos mortais do Ex- Presidente de Angola, na Praça da República
Urna contendo os restos mortais do Ex- Presidente de Angola, na Praça da República
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - Uma homenagem pública, com acesso livre dos cidadãos, marcou este sábado, em Luanda, o início do programa oficial das cerimónias fúnebres do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos.   

Num ambiente de bastante comoção e tristeza, a primeira etapa funeral, com a entrada da urna no local, foi marcada pelo momento lírico com música ao vivo e gravada.  

Familiares do antigo líder e membros da comissão interministerial marcaram presença no local do velório, onde vários cidadãos e demais membros da sociedade civil, comovidos com o infortúnio, prestaram a última homenagem a José Eduardo dos Santos, segundo Presidente da República de Angola.

O acto fúnebre, marcado para o período da manhã de domingo, 28 (dia em que completaria 80 anos de idade), contará com a presença de 21 individualidades estrangeiras, entre Chefes de Estado e de Governo africanos e de Portugal.  

Para as exéquias do antigo Chefe de Estado angolano estão em Luanda, dentre outras entidades, José Maria Pereira Neves,   Presidente de Cabo Verde,   Carlos Vila Nova, Presidente de São Tomé e Príncipe, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal, Filipe Nyusi, de Moçambique, Danis Sassou Nguesso, da República do Congo, Emmerson Mnangagwa, do Zimbabwe, Umaro Sissoco Embalo, da Guiné-Bissau, e Jorge Lopes Bom Jesus, Primeiro- Ministro de São Tomé e Príncipe.

José Eduardo dos Santos morreu aos 79 anos, no passado dia 8 de Julho, num hospital de Barcelona, onde estava internado desde 23 de Junho após uma paragem cardíaca.  

O antigo Presidente da República chegou ao cargo de Presidente da República em Setembro de 1979, na sequência da morte de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, e esteve em funções durante 38 anos (até 2017), até ser sucedido por João Lourenço.  

 

 





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02


Notícias de Interesse

Absentismo dos alunos marca reinício das aulas em Cabinda

 Segunda, 06 Janeiro de 2025 | 17h40

Apagão eléctrico afecta 11 províncias do país

 Segunda, 06 Janeiro de 2025 | 17h08

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+