Sumbe – O ministro da Defesa e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, presidiu este domingo, no Sumbe, província do Cuanza-Sul, o acto central do 4 de Fevereiro, onde defendeu a erradicação da corrupção com vista o desenvolvimento e o crescimento social do país.
Para o governante, "este é o momento de trabalharmos para erradicar os actos ilícitos que dificultam o desenvolvimento", sublinhando que o Executivo está a trabalhar afincadamente na melhoria das condições sociais da população.
Frisou que a par da diversificação da economia e atracção do investimento privado nacional e estrangeiro, o Governo está a combater a corrupção, o nepotismo e o favoritismo.
Ressaltou que o Executivo angolano, para garantir o crescimento e o desenvolvimento de Angola, tem apostado nos factores de desenvolvimento e não tem medido esforços para mitigar as diferenças sociais e oferecer aos angolanos melhores condições de vida.
O ministro fez uma incursão sobre a invasão sul-africana, a batalha do Ebo, sob a batuta das Forças Armadas de Libertação de Angola (FAPLA) com as Forças Armadas Revolucionárias de Cuba, para o alcance da independência nacional.
Por seu turno o governador do Cuanza-Sul, Job Capapinha, disse que Angola celebra um momento histórico com objectivo de preservar os valores da pátria e honrando os seus heróis para galvanizar a nova geração de angolanos, aumentando as atitudes patrióticas.
Para valorizar, lembrou, e reconhecer a contribuição destes valorosos combatentes pela liberdade e independência o Executivo angolano tem realizado um conjunto de acções e iniciativas nos domínios da assistência social e da reintegração económica, com propósito de melhorar as condições de vida desses heróis e suas famílias.
Destacou que o Governo da província do Cuanza-Sul tem apostado na entrega de insumos agrícolas a essas famílias, salientando que no âmbito de iniciativa presidencial foram entregues em 2023, 36 tractores para 31 cooperativas agrícolas, tendo sido criadas 467 oportunidades de reintegração de ex-militares.
Angola celebra este domingo, 4 de Fevereiro, 63 anos do início da Luta Armada de Libertação Nacional, sob o lema “Preservando os valores da Pátria, honremos os nossos heróis". CIJ/LC/VIC