Mavinga - A implementação da Divisão Político - Administrativa (DPA) no país permitiu, pela primeira vez na história da Administração Local do Estado, o surgimento da nova província do Cuando e a nomeação do seu 1º governador, Lúcio Gonçalves Amaral.
O novo governador da província da faixa leste foi nomeado, esta terça-feira, pelo Presidente da República, tendo em consideração a Lei nº 14/24, de 5 de Setembro, que aprovou a nova DPA do país.
Lúcio Amaral, nascido a 28 de Outubro de 1956, é natural do município do Bailundo, província do Huambo, sendo que, até à sua nomeação, foi secretário de Estado para a Protecção dos Objectivos Estratégicos do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
De 1982-1986 fez mestrado em Ciências Militares, na Academia de Tropas Blindadas, em Moscovo, ex - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Tem curso de Arte Operativa, Estratégia e Organização Militar na Escola Superior de Guerra.
Consta dos cursos de Liderança Pós-Moderna e de Liderança e Gestão Moderna.
O novo governador já foi secretário de Estado para a Acção Social do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), para a Reinserção Social do Ex-Ministério da Assistência e Reinserção Social (ex-MINARS) e Comandante do Exército.
Já foi chefe Estado-Maior adjunto do Exército, da Direcção Principal de Preparação de Tropas e Ensino do Estado - Maior General (EMG), chefe da Direcção Principal de Operações do Estado-Maior General das FAA, tendo participado em várias operações e missões, com destaque para a Operação Restauro.
A província do Cuando, situada no Leste, tem nove municípios, designadamente Mavinga, sua capital, Cuito Cuanavale, Dima, Luengue, Dirico, Mucusso, Rivungo, Chipundo e Luiana. ALK/PLB