Mbanza Kongo – Onze infracções fronteiriças foram registadas, nos últimos sete dias, pela Polícia de Guarda Fronteira na província do Zaire, verificando-se um aumento de quatro ocorrências em relação à semana anterior.
Deste número, cinco são por violação de fronteira, um por exportação ilegal de mercadorias para a RDC e cinco por contrabando de combustível, indica uma nota da Polícia Nacional enviada esta segunda-feira à ANGOP, em Mbanza Kongo.
Na sequência dessas infracções fronteiriças, foram detidos 30 cidadãos da RDC por violação de fronteira, assim como apreendidos 29.435 litros de combustível e quantidades consideráveis de produtos da cesta básica.
Em relação aos imigrantes ilegais, a nota refere que, após o registo operativo, 20 cidadãos deste país vizinho foram repatriados e 10 foram encaminhados à direcção local do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), para o devido tratamento.
As infracções ocorreram nos postos fronteiriços do Luvo, Kanga e Jean Mary.
Quatro municípios da província do Zaire partilham fronteira com a RDC, nomeadamente Mbanza Kong, Soyo, Cuimba e Nóqui, numa extensão de 310 km. JL