Mbanza Kongo – Vinte cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram detidos quarta-feira, pela Polícia de Guarda Fronteiras na província do Zaire, por tentativa de entrada ilegal no país.
Segundo o porta-voz da Polícia Nacional no Zaire, intendente Luís Bernardo, em declarações hoje à imprensa, a detenção desses imigrantes ilegais ocorreu na comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo.
Do grupo, constam 12 homens e oito mulheres, que após o respectivo interrogatório foi encaminhado à direcção local do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) para o devido tratamento.
Luís Bernardo disse que os referidos cidadãos deste país vizinho pretendiam atingir a capital do país, Luanda, utilizando vias clandestinas.
Expatriados detidos por agressão de um angolano em alto mar
Quatro cidadãos de nacionalidades chinesas e vietnamitas foram detidos quinta-feira, pela Polícia Nacional no município do Soyo, por agressão física de um cidadão nacional em pleno alto mar.
Trata-se dos cidadãos Yu Yong, Giang, Dao Van Hwng, BI Zahan Xiang e Wang Hgwu, que durante a pesca nos mares do Soyo agrediram brutalmente um angolano de 22 anos de idade.
Funcionários de uma empresa de pesca, denominada Seatag, com sede na cidade do Soyo, Zaire, os acusados, sem motivos aparentes, partiram para agressão do jovem (colega de serviço) e danificaram o seu telemóvel.
O porta-voz da corporação explicou que os quatro estrangeiros foram detidos após uma denúncia da vítima que contraiu ferimentos graves em quase toda parte do corpo.
Os presumíveis autores serão nos próximos dias encaminhados ao Ministério Público para os passos subsequentes. JL