Luanda - Dois tenentes-generais foram patenteados esta segunda-feira, em Luanda, ao grau militar de general e empossados nas funções de chefe de Estado Maior General Adjunto das Forças Armadas Angolanas (FAA).
O acto foi orientado pelo Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, em cerimónia realizada no Palácio Presidencial, em Luanda.
Trata-se do general José Maria Marques, para o cargo de chefe do Estado Maior General Adjunto das FAA para a Educação Patriótica e o general Jaime Manuel Pombo Vilinga para o cargo de chefe do Estado Maior General Adjunto das FAA para a Área Operacional e Desenvolvimento.
Aos recém-empossados, o Presidente João Lourenço pediu que com o seu saber e experiência ajudem o ministro da Defesa e o chefe de Estado Maior General a reorganizar as FAA, bem como a dotá-las de capacidade para melhor cumprirem com a sua missão de defesa da independência e da soberania do solo pátrio.
Lembrou que o país está a viver uma paz há 22 anos, mas isso não significa que se deve descurar a responsabilidade de criar cada vez maior capacidade de defender o país para a eventualidade de se enfrentar repentinamente uma situação indesejável.
Referiu-se a possíveis actos de agressão externa, de terrorismo e outras ameaças que possam por em causa a soberania nacional, paz e o bem estar que os angolanos têm direito.
Pediu para cuidarem, não só da modernização das FAA, no sentido de aquisição de novos equipamentos, mas sobretudo da formação do homem a todos os escalões para que estejam à altura de melhor servir a pátria. PA/VIC