Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

GPL junta-se à prevenção do câncer da mama

     Política              
  • Luanda • Domingo, 22 Outubro de 2023 | 13h55
Manuel Homem, Governador de Luanda
Manuel Homem, Governador de Luanda
Francisco Miúdo-ANGOP

Luanda – O Governo Provincial de Luanda (GPL) promoveu este domingo, na capital do país, uma marcha denominada “Caminhada Rosa - Luanda Precisa de Ti”, com vista a reforçar a conscialização da sociedade na prevenção do câncer da mama e do útero no país.

Com partida no largo do Porto de Luanda, a caminha juntou centenas de cidadãos provenientes dos nove municípios da capital angolana, que passaram mensagens de sensibilização à prevenção e solidariedade para com as pessoas que padecem de câncer.

No final da marcha, o governador provincial de Luanda, Manuel Homem, referiu que esta acção enquadra-se na responsabilidade social do GPL, que tem o compromisso de reforçar, cada vez mais, a conscialização das pessoas no sentido de “abraçar” a causa da prevenção, para que possam ser evitadas as doenças cancerígenas.

Em declarações à imprensa, o governante considerou a sensibilização e a disseminação de informações como factores que permitem prevenir as pessoas dessas doenças, razão pela qual o GPL saiu hoje à rua.

“Estamos empenhados em continuar a abraçar todas as causas que permitem melhorar a saúde dos cidadãos angolanos, em geral, e luendenses, em particular”, destacou.

Por isso, continuou, o mês dedicado especialmente ao câncer da mama serve para reiterar o compromisso do GPL de estar com os doentes e sensibilizar as outras pessoas a aderirem aos exames ou rastreio de forma regular.

Na ocasião, apelou também aos homens a terem o hábito de fazer o teste de rotina, por ser uma doença que pode afectar ambos os géneros.

A Caminhada Rosa - Luanda Precisa de Ti, que começou com exercícios físicos, no largo do Porto de Luanda, terminou na zona do Shopping Fortaleza, onde está montada um feira de gastronomia e saúde, permitindo aos participantes fazer alguns exames e obterem mais informações sobre as doenças cancerígenas.

Essa actividade, enquadrada no Outubro Rosa, surge numa altura em que o Instituto Nacional de Controlo do Cancro aponta o registo de 230 casos de cancro da mama, no período de Janeiro a Setembro de 2023.

Segundo a instituição, o número de casos de cancro da mama tende a aumentar anualmente no país, incluindo casos de óbito, em consequência do diagnóstico tardio.

Outubro Rosa é uma campanha de conscialização que tem como objectivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancer da mama e do colo de útero.

A data, instituída na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, visa, igualmente, compartilhar informações sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. QCB/SC





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+