Luanda - O governo da República da Coreia manifestou, nesta quarta-feira, a vontade de fortalecer as relações de cooperação com Angola, nos domínios das telecomunicações, informação, energia e da indústria portuária e marítima.
A informação foi confirmada, em Luanda, por Park Heong-Joon, que hoje, na qualidade de enviado especial do Presidente da República da Coreia, Yoon Suk-Yeol, foi recebido, em audiência, pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, no quadro das relações bilaterais.
Em declarações à imprensa no final do encontro, Park Heong-Joon, que exerce a função de prefeito da cidade metropolitana de Busan, referiu que solicitou o apoio do Presidente João Lourenço à candidatura desta cidade para acolher a Expo-Mundial 2030.
Busan é uma grande cidade portuária da República da Coreia, conhecida pelas praias, montanhas e pelos templos religiosos.
Com a realização da Expo-Mundial 2030, a Coreia planeia compartilhar a sua experiência de desenvolvimento económico com o mundo e apresentar uma visão sustentável para questões internacionais, como mudanças climáticas, crise na saúde e polarização da alta tecnologia que o mundo enfrenta.
Neste âmbito, de acordo com o emissário de Yoon Suk-Yeol, espera-se que o desenvolvimento das relações entre a Coreia e Angola seja alcançado em grande escala.
Angola e Coreia estabeleceram relações diplomáticas a 6 de Janeiro de 1992. Em 2007, a República da Coreia abriu a sua embaixada na capital angolana, Luanda.
Em 2008, Angola abriu a sua embaixada na República da Coreia, Seul.
A cooperação bilateral incide nos domínios da política, economia, sociedade, cultura, entre outros. AFL /OHA/ADR