Luanda - O Governo do Reino da Arábia Saudita aprovou a concessão de um empréstimo no valor de 110 milhões de dólares americanos, para a implementação de um projecto industrial no município da Catumbela, província angolana de Benguela.
A informação foi prestada esta quarta-feira, em Luanda, pelo Conselheiro do Tribunal Real daquele país, Ahmed Bin Abbulazizi Kattan, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente da República, João Lourenço.
Ahmed Bin Abbulazizi Kattan, que não especificou o projecto industrial, afirmou que o encontro com o Chefe de Estado angolano serviu, entre outros aspectos, para a troca de informações de interesse dos dois países.
Em declarações à imprensa, o Conselheiro do Tribunal Real disse que, em concreto, informou ao líder angolano a orientação do Rei da Arábia Saudita ao Ministério dos Negócios Estrangeiros deste país para a abertura da embaixada em Angola, o mais breve possível.
O Presidente João Lourenço, prosseguiu, foi igualmente informado sobre os preparativos da Cimeira Arábia Saudita-África, a ter lugar em Novembro naquele país do Médio Oriente.
Nos últimos anos, as autoridades políticas e diplomáticas de Angola e do Reino da Arábia Saudita têm trabalhado no reforço da cooperação bilateral e na identificação de novas áreas para aprofundar a parceria.
Em Setembro de 2018, foi assinado o Acordo Geral de Cooperação no domínio Técnico e Científico, que criou as bases para alavancar os sectores da formação de quadros e do desenvolvimento das ciências.
Angola e a Arábia Saudita mantêm igualmente cooperação no âmbito da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).AFL/AL/ADR