Luanda – O Governo angolano saudou, esta sexta-feira , o levantamento da interdição da circulação e transição dos camiões angolanos com carga, levada a cabo pelas autoridades da República do Congo (RDC).
De acordo com uma nota do ministério das Relações Exteriores (MIREX) a que a ANGOP teve acesso, com o fim da interdição volta a ser permitida a passagem de camiões, vindos de Angola, tanto para importação como para mercadorias em trânsito para a província angolana de Cabinda.
A nota, assinada pelo ministro Téte António, acrescenta que esta medida resulta de um despacho, assinado quinta-feira (3) pelo ministro dos Transportes e das Comunicações e Vice-Primeiro Ministro da República Democrática do Congo, Jean-Pierre Bemba Gombo.
Por este facto, as autoridades angolanas consideram que a parte congolesa começa a dar sinais do respeito dos instrumentos jurídicos assinados entre os dois países, incluindo as disposições constantes do acordo em matéria de Transportes Rodoviários.
O levantamento da interdição teve lugar na sequência das acções das autoridades angolanas, em função da posição unilateral das autoridades da RDC sobre a interdição da circulação dos camionistas nacionais pelo território congolês com destino à província de Cabinda (Angola).
No quadro da mesma, teve lugar a convocação, pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, do embaixador congolês, Kalala Mayiba Constantin, para manifestar o seu profundo desagrado pelo tratamento inapropriado que têm sido vítimas os camionistas nacionais na RDC, onde é reportada também a situação da violação dos direitos dos mesmos. SC