Luanda - O governo português vai continuar a privilegiar o diálogo político de alto nível e incrementar as relações económicas com as autoridades angolanas, reafirmou sexta-feira, em Luanda, o embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte.
O diplomata luso que falava à imprensa na cerimónia de cumprimentos de ano novo ao Presidente da República, João Lourenço, reconheceu o bom momento existente nas actuais relações de cooperação entre os dois países.
“Eu diria mesmo que são muito boas e maduras as relações de amizade e cooperação, entre Angola e Portugal, na base da igualdade, estabilidade e fraternidade”, exprimiu o embaixador.
Francisco Duarte destacou o papel relevante das empresas portuguesas instaladas em Angola, num número mil 250, muitas delas com participações mistas, que criam muitas dezenas de milhares de empregos para os cidadãos angolanos .
“São muito bons empregos que levam um grande número de pessoas a obter formação no âmbito do capital humano”, ressaltou .
As relações de cooperação entre Angola e Portugal têm-se intensificado nos últimos anos, abrangendo diversas áreas estratégicas.
Em Julho de 2024, Angola e Portugal reforçaram os seus laços com a assinatura de 12 novos acordos de cooperação em diferentes domínios, incluindo finanças, ensino superior, infraestruturas, comunicação social e defesa.
Presidência da UA
Relativamente aos desafios de Angola que vai assumir a presidência da União Africana (UA), Francisco Duarte espera que o governo mantenha o seu perfil diplomático elevado, como tem acontecido nestes últimos anos, por conta do trabalho da diplomacia angolana.
Angola assume pela primeira vez, no próximo mês de Fevereiro, a liderança da UA desde a sua fundação, a 9 de Julho de 2002 em Durban (Africa do Sul), em substituição da Mauritânia.
No princípio da noite de sexta-feira (24), o Chefe de Estado angolano em companhia da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, recebeu, no Palácio Presidencial, cumprimentos de ano novo dos chefes de missões diplomáticas, consulares e das organizações internacionais do sistema da ONU e outras instituições acreditadas em Angola. AFL/VIC