Lubango – O governador da Huíla, Nuno Mahapi, apelou hoje, segunda-feira, no Lubango, à Polícia Nacional (PN) para maior discernimento e postura adequada, a fim de que as eleições gerais de Agosto decorram num ambiente de “alta segurança”.
Nuno Mahapi fez este apelo na abertura do 2º Conselho Provincial da Polícia Nacional, que durante dois dias vai balancear o cumprimento das orientações baixadas na última reunião e discutir os planos Segurança Pública e de asseguramento das Eleições.
No seu discurso, o governador realçou que a PN joga um papel preponderante no apoio aos órgãos eleitorais criados para supervisionar as eleições, na segurança dos eleitores para que estes possam exprimir a sua vontade através do voto, sem medo de serem molestados ou coagidos.
Para êxito da realização do pleito, conforme o governante, a PN deverá continuar a desempenhar seu papel tradicional, o de garantir que a ordem e tranquilidade pública se mantenham nas cidades, zonas rurais e nos bairros, observando com atenção os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.
Sublinhou o Governo da Huíla tem noção das dificuldades que a corporação atravessa para fazer um policiamento de maior proximidade, bem como nas tarefas à volta do combate a criminalidade e por este facto, pontualmente tem vindo a colocar a disposição da PN meios de trabalho para colmatar tais lacunas.
Para o governador, uma das maiores preocupações é a criação de mecanismos suficientes e eficazes para que todos os cidadãos se possam sentir seguros nos lugares em que vivem e circulam.
“Esperamos que neste conselho sejam discutidas as melhores estratégias e que produzam conclusões estruturantes que venham ajudar de forma consistente na melhoria da segurança pública na nossa província, com maior vista para a promoção e bem estar do cidadão huilano”, aludiu.
Por sua vez, o comandante provincial da PN da Huíla, comissário Divaldo Martins, disse que o os desafios presentes e vindouros, no âmbito da Segurança e da Ordem Pública exigem da Polícia um exercício constante de reflexão e discussão que os leve a encontrar as melhores estratégias, métodos e caminhos para garantir a tranquilidade necessária às famílias, às comunidades e às instituições locais.
Detalhou que país prepara-se para viver o momento mais sensível do processo eleitoral em curso, o período da campanha, caracterizado por um aumento de actividades políticas de massa.
Participam no evento comandantes municipais, comandantes de quatro unidades policiais de especialidades, assim como chefes de departamento de apoio técnico e instrumental.