Saurimo - O Governo da Lunda-Sul lamentou, hoje (sexta-feira) a morte do presidente da Comissão Provincial Eleitoral (CPE), Justino da Costa Africano, ocorrida na madrugada de quinta-feira, em Luanda, por doença.
Segundo uma nota do Governo Provincial da Lunda-Sul enviada à ANGOP, o malogrado foi notável personalidade e destacada figura da sociedade, de carácter profundamente social e humano.
Realça qualidades como a de um homem dedicado ao trabalho, que marcou com distinção grandes etapas na recente história do país e da província, em particular, o que lhe permitiu granjear prestígio, respeito e admiração.
O documento considera o malogrado como "uma pessoa irreverente, convicta e coerente nos seus ideais, destacando-se igualmente nos meandros da esfera política, cultural, desportiva e noutros domínios da vida".
Refere que para além de presidente da CPE da Lunda-Sul, Justino Africano exerceu com rigor e sabedoria cargos em várias instituições públicas, com destaque para o de delegado provincial do Comércio, administrador municipal de Saurimo, secretário-geral do Governo, entre outros.
Com sua partida prematura, refere a nota, o malogrado deixa um legado enorme para a actual e futuras gerações, e abre um vazio difícil de colmatar, em virtude do seu singular carácter. JW/VIC