Ndalatando - O Governo do Cuanza Norte instou hoje, terça-feira, a juventude na província a inspirar-se nos feitos dos heróis do 4 de Fevereiro, participando activamente nas acções que promovem a prosperidade, progresso e desenvolvimento da nação.
Numa mensagem divulgada, hoje (terça-feira), por ocasião do 61º aniversário do início da luta armada de libertação de Angola, as autoridades do Cuanza Norte exortam os cidadãos, sobretudo, jovens a manterem viva a esperança de um futuro melhor para todos, apesar dos momentos difíceis que abalam a economia global, em decorrência da crise provocada pela Covid-19.
O governo apelou igualmente a juventude a manter vivo o sonho de uma Angola próspera, versada na promoção da igualdade de oportunidades e bem-estar para todos.
No acto, em que foi apresentado também o programa de actividades para comemorar a efeméride, sobreviventes da luta de libertação nacional defenderam maior valorização e protecção dos antigos combatentes e a divulgação da data às novas gerações.
O antigo combatente e sobrevivente do 4 de Fevereiro de 1961, Guerra Ventura, pediu o reforço do apoio social aos antigos combatentes.
José Cassule Cacola, também antigo combatente, sugeriu que a par do 4 de Fevereiro, seja também reforçada a divulgação das ocorrências do 4 de Janeiro e do 15 de Março de 1961, por constituírem datas históricas que impulsionaram as acções para a conquista da independência de Angola.
A cerimónia de abertura das jornadas comemorativas do 4 de Fevereiro decorreu no edifício do Governo Provincial, em acto presenciado pelo governador, Adriano Mendes de Carvalho, deputados, directores provinciais , representantes de partidos políticos, antigos combatentes e membros de associaçõe.
O programa da efeméride, que decorre com o lema “Angolanos de mãos dadas rumo ao futuro” abarca actividades políticas, culturais, desportivas e recreativas, assim como a inauguração de empreendimentos sociais em vários municípios da província, como destaque para o hospital municipal do Ngonguembo.