Luena – Um plano estratégico de formação de quadros poderá ser implementado pelo Governo Provincial do Moxico, com vista à capacitação de Recursos Humanos, no âmbito da implementação da nova Divisão Político-Administrativo (DPA), anunciou esta sexta-feira o governador local, Ernesto Muangala.
A proposta de lei da nova DPA, de iniciativa do Executivo, que já se encontra na Assembleia Nacional, prevê a criação de mais duas novas províncias resultado da repartição das do Moxico e do Cuando Cubango em duas cada, passando para Moxico, Kassai Zambeze, Cuando e Cubango.
O Moxico terá a sua sede no Luena e Cassai Zambeze em Cazombo, enquanto o Cuando em Menongue e Cubango em Mavinga.
Além de duas províncias, caso seja aprovada Angola terá 325 municípios e , numa primeira fase, contra os actuais 164 municípios.
Conforme o governador, que falava durante a cerimónia de empossamento de novos membros do seu governo, este processo irá demandar mais quadros e competências, por essa razão o Governo está a criar condições para a elaboração da Estratégia de formação de quadros a todos os níveis.
Esse processo, conforme o governante, será antecedido da realização do Encontro Provincial de Quadros, para se analisar a estratégia de desenvolvimento destas regiões.
Na ocasião, foram empossados a nova chefe de secretária do Governo provincial, director do Gabinete local do Ambiente e resíduos sólidos, entre outros.
A província do Moxico, com nove municípios, conta, actualmente, um milhão, 24 mil e 573 habitantes no presente ano (2024), de acordo com a projecção do Instituto Nacional de Estatística (INE). TC/YD