Luena – O Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria no Moxico inicia, esta quinta-feira, o atendimento das reclamações dos pensionistas excluídos do sistema de pensões, informou o director local deste órgão, Alberto Keshipoko.
Trata-se de 15 mil pensionistas excluídos do sistema de pagamento, dos 24 mil 440 que beneficiavam da pensão, por alegadas irregularidades após a realização de um processo de cadastramento em 2019.
Segundo o responsável, só terão acesso às reclamações cidadãos que nasceram até em 1959, em conformidade com a lei que considera antigo combatente, todo cidadão que participou da luta anti-colonial até 11 de Novembro de 1975, que culminou com o alcance da Independência Nacional.
Disse que os reclamantes deverão apresentar o comprovativo de cadastramento e prova de vida, realizado em 2019, fotocópia do bilhete de identidade, entre outros, afirmando que o período de reclamação poderá estender-se até o final do corrente mês de Fevereiro.
Reiterou que cerca de 15 mil pensionistas foram excluídos das folhas dos subsídios, devido à factor idade, comprovativo documental, entre outros. MT/TC/YD