Luanda - O Governo angolano exprimiu, esta segunda-feira, a vontade e o compromisso de reforçar as relações de cooperação nas áreas económica, comercial, político-diplomático e cultural com as autoridades da República do Rwanda.
O facto ficou expresso na audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu ao embaixador cessante do Rwanda, Wellars Gasamagera, que hoje (segunda-feira) apresentou cumprimentos de despedida ao Estadista angolano, depois de três anos e meio de missão no país.
Em declarações à imprensa, no final do encontro, o diplomata rwandes considerou “excelentes” as relações de cooperação com Angola, tendo em conta as regulares consultas políticas entre os dois países em matéria de estabilidade e pacificação nos países da região dos Grandes Lagos.
“Temos mantido também consultas políticas de preocupações a nível regional e internacional”, afirmou Wellars Gasamagera, que no capítulo económico destacou a importância dos instrumentos jurídicos já rubricados entre ambos os países.
Acordos Bilaterais
Angola e Rwanda assinaram nove instrumentos jurídicos, dentre eles os acordos para evitar a dupla tributação, extradição, assistência jurídica mútua em assuntos criminais, transferência de pessoas condenadas, memorando de entendimento de cooperação no domínio da Agricultura e desenvolvimento Pecuário.
Realce também para os memorandos de entendimento sobre a Administração Local, Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Cooperação no domínio da Saúde, bem como o memorando de entendimento sobre a Escola Nacional da Administração e Políticas Públicas e o Instituto de Gestão do Rwanda. AFL/SC/ADR